Diocese divulga brasão de novo bispo de Cachoeira

A Diocese de Cachoeira do Sul divulgou o brasão relativo ao novo bispo Dom Edson Batista de Mello. Seu lema será “Em atenção à Tua Palavra”.

O padre, vigário da paróquia da Conceição em São Leopoldo, terá que ser ordenado bispo para assumir. A ordenação – que terá a presença de outros bispos – ocorrerá durante uma missa às 15 horas do dia 11 de agosto na Catedral Basílica São Luiz Gonzada da cidade de Novo Hamburgo. Antes disso, terá cerca de 30 dias para entregar a Paróquia da Conceição.

Após ordenado, Dom Edson Batista de Mello assumirá a Diocese de Cachoeira no dia 25 de agosto, em missa que será realizada as 10hs na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

O Papa Francisco nomeou no dia 22 de maio, o novo bispo para a vacante diocese. O escolhido foi o padre Edson Batista de Mello, do clero de Novo Hamburgo. A vacância existia desde 6 de janeiro de 2018, quando faleceu Dom Remídio Bohn.

Padre Edson Batista de Mello nasceu no dia 15 de dezembro de 1964, na cidade de São Leopoldo. É filho de Jorge Emílio de Mello, já falecido, e Renata Garcez de Mello. Seus estudos iniciais foram na Escola Municipal Borges de Medeiros e na Escola Técnica Polisinos. O Ensino Médio foi cursado na Escola Técnica Frederico Schimidt, em São Leopoldo.

Em 1983, iniciou o curso de Engenharia Civil, na Unisinos. Neste período, ingressou no Exército Brasileiro, onde permaneceu como Oficial Temporário até janeiro de 1990. No ano seguinte iniciou a formação presbiteral, cursando Filosofia na Unisinos (1991 a 1993) e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney, no Seminário de Viamão.

Foi ordenado diácono em 30 de maio de 1997, na paróquia Santa Teresinha de Campo Bom. A ordenação sacerdotal foi no mesmo ano, no dia 5 de dezembro, na paróquia Santa Catarina, em São Leopoldo.