Seduc prepara avaliação do rendimento escolar do RS

Professores e outros profissionais ligados à Educação participaram , de capacitação para a aplicação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, o Saers, que mostrará um perfil do ensino gaúcho nas escolas estaduais. Coordenadores de polos, esses 138 participantes vão divulgar, junto às suas equipes, as diretrizes para as provas a serem realizadas entre os dias 19 e 23 de novembro. Os dados oficiais serão apresentados em janeiro pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), organizadora da avaliação.
“Com o Saers, cada escola poderá conferir a proficiência por aluno e, assim, criar as mais adequadas propostas de intervenção e políticas públicas que venham ao encontro das necessidades de cada um”, avalia a responsável pelas avaliações em larga escala da Seduc, Salete Albuquerque.
O Saers avaliará o desempenho dos alunos do 3º e 6º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio em Matemática e Língua Portuguesa. Serão também aplicados aos professores, diretores de escolas e alunos (exceto do 3º ano do Fundamental) questionários socioeconômicos, os quais servirão para identificar fatores externos e internos que influenciam na aprendizagem.
Participarão da avaliação quase 240 mil alunos, e o sistema envolverá ainda cerca de 1,3 mil profissionais para sua aplicação. Toda as 2.539 escolas da rede estadual estarão envolvidas. Cada aluno terá de responder cerca de 80 itens, e o prazo para completar a prova é de 150 minutos.
“Retomamos essa importante ferramenta no ano passado, pois ela é a melhor maneira de avaliarmos como está o ensino gaúcho. Nosso desafio é que, cada vez mais, possamos obter os resultados mais cedo, afim de tomar, o quanto antes, medidas para a melhoria do ensino gaúcho”, afirmou o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, durante a abertura da capacitação.
De acordo com Salete, foram escolhidos os dois anos do Fundamental e o do Médio porque “são etapas decisivas no percurso escolar, de forma a permitir a intervenção pedagógica para correção dos problemas detectados pelo processo de avaliação”. O Saers ocorre a cada dois anos.
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