88 pessoas já morreram devido a Gripe este ano no RS

O número de mortes por gripe no Rio Grande do Sul passou de 76 para 88 neste ano. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), que publicou um novo boletim epidemiológico nesta quarta-feira (19). De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), a quantidade de óbitos já supera em 83,3% o registrado em todo o ano de 2017, que ficou em 48.

Os casos notificados também aumentaram, passando de 434, em 2017, para 575, neste ano. Conforme dados do CEVS, o vírus que mais vitimou pessoas no Estado foi o H1N1, com 60 mortes — a expectativa era de que se repetisse o predomínio do vírus H3N2, seguido do influenza B, como ocorreu na América do Norte. No ano passado, a predominância foi do H3N2, que vitimou 30 gaúchos.

Neste ano, a campanha contra a gripe atingiu 85,1% de cobertura vacinal, abaixo da meta preconizada de 90%. Segundo a secretaria, os grupos que tiveram cobertura abaixo do esperado foram as crianças, as gestantes e os trabalhadores de saúde.

O boletim informa, ainda, que os casos de influenza ocorreram em todas as faixas etárias, com predomínio nos menores de 10 anos e maiores de 50 anos, somando 74,6%.

Converse com a Fandango