Segurado que não fizer agendamento será atendido só até as 13h nas agências do INSS

A partir da próxima semana, o INSS dará mais um passo para incentivar os segurados a agendarem atendimento nas agências físicas da Previdência. O INSS vai limitar o horário de atendimento para quem não agendar pelo telefone 135 ou pelo portal Meu INSS. Para os segurados que chegam sem avisar, o atendimento será somente até as 13h. Quem for a uma agência do INSS depois desse horário será orientado a agendar o serviço ou a voltar no dia seguinte.

A mudança já foi implementada em São Paulo e, agora, chegará aos Estados da Região Sul — não se trata, portanto, de uma medida de abrangência nacional. No Rio Grande do Sul, afeta todas as 105 agências existentes.

A limitação para atender segurados sem hora marcada não irá mudar o horário ao público das agências, que vai das 7h (8h em alguns casos) às 17h. A partir das 13h, continuarão sendo atendidos aqueles têm horário agendado.

A alteração tem dois objetivos principais, segundo o INSS: ter mais tempo para analisar os requerimentos de benefícios e aumentar as vagas para agendamento, reduzindo a espera entre o dia em que o segurado marca e a data do atendimento.

Nova lista de serviços agendáveis

Também a partir do dia 24, haverá a inclusão de uma lista de serviços que poderão ser agendados. A relação inclui desistência de aposentadoria, alteração do meio de pagamento do benefício, atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento, cadastro de procuração, solicitação de pagamento não recebido e solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo, entre outros.

 

Como fica o atendimento

Com agendamento

– Não muda nada. Esses atendimentos poderão ser marcados para qualquer hora nas agências do INSS.
– Essa marcação pode ser feita pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.
– Mais 21 serviços passam a ser agendáveis a partir do dia 21.

Sem agendamento

– Quem chegar a uma agência do INSS sem ter agendado só será atendido até as 13h.
– Quem chegar sem agendamento após as 13h será orientado a realizar o agendamento pelos canais do órgão ou a voltar no dia seguinte, antes das 13h.

Horário das agências

– Não muda, seguindo das 7h (ou 8h, em alguns casos) às 17h para atendimento ao público, sem intervalo de almoço.

Quando começa o novo sistema

– Em quase toda a região sul do Brasil, a partir do dia 24 de maio.

Como agendar atendimentos no INSS

– O segurado pode agendar ligando para o telefone 135 do INSS, das 7h às 22h.
– Outro canal, que o INSS mais incentiva o uso, é o portal Meu INSS. Lá, na aba Agendamentos/Requerimentos, há uma lista de serviços por área que podem ser marcadas para uma agência mais próxima. No mesmo site se tem acesso a todas as informações sobre o histórico de contribuições.

fonte Rádio Gaúcha