Com reinício das obras, aulas na Escola Estadual do Piquiri devem começar em 2019

Começa nos próximos dias a obra de ampliação da estrutura física da futura escola estadual de ensino médio na localidade do Piquiri, no interior de Cachoeira do Sul. Nesta quinta-feira (19), o representante da empresa vencedora da licitação para executar o trabalho, F & F Engenharia e Construção Ltda, de Novo Hamburgo, assinou o recebimento da ordem de início de serviço (OIS).
A assinatura da OIS pela empresa ocorreu no Gabinete da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com a presença das Coordenadoras da 24ª CRE, Julieta Prestes, da 27ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP), Ana Marta Dettenborn, e chefias da 24ª CRE. “Hoje, a Seduc/24ª CRE e a 27ª CROP podem anunciar que o sonho está se concretizando. Resultado de um trabalho responsável e comprometido com a educação do Estado do Rio Grande do Sul”, comemorou a Coordenadora Julieta.
Ela lembrou, também, que entraves precisaram ser enfrentados para viabilizar a nova obra. “Dificuldades e desafios não nos desviaram do objetivo: atender, na gestão 2015/2018, ao anseio da comunidade do Piquiri, que há muitos anos luta pela construção de sua escola. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas o propósito que nos move é forte”, declarou Julieta.
A contar da assinatura, a empresa tem um prazo de cinco dias úteis para iniciar a obra. Conforme o representante da empresa de construção, Mateus Miranda da Rosa, a primeira equipe chegará a Cachoeira do Sul no início da semana – virão técnicos, que avaliarão as necessidades e providenciarão a instalação do canteiro de obras para, até a quinta-feira (26), começar os serviços com as outras equipes, de profissionais de áreas como hidráulica, elétrica e construção.
A obra de ampliação prevê cozinha, despensa, área de serviços, sanitários para funcionários, refeitório, área coberta para recreação, abrigo para reserva técnica de incêndio e quadra poliesportiva descoberta, com prazo de entrega de 120 dias. O investimento do Governo do Estado é de R$ 947.217,87.
O Secretário Estadual Interino de Obras Públicas, Saneamento e Habitação, Sandro Figueiredo de Oliveira, já havia assinado a OIS no último dia 10. A fiscalização do serviço será feita pela 27ª CROP.
            A IMPORTÂNCIA DA OBRA
A construção da futura Escola de Ensino Médio no Piquiri atende a uma antiga reivindicação da comunidade, que chegou a ser atendida por um projeto de Ensino Médio alternativo, de 2001 a 2003. Com o encerramento do projeto, foi solicitada a criação de uma escola de Ensino Médio.
O prédio principal foi construído em 2012, mas havia entraves técnicos relativos à documentação necessária à regularização da edificação, que precisaram ser resolvidos antes da ampliação.
Em 2015, ano de início da atual gestão no Governo do Estado e na 24ª CRE, foi criada uma Força-tarefa envolvendo a Secretaria de Estado da Educação e a 24ª CRE, para agilizar o trabalho.
A obra de ampliação é necessária para complementar a estrutura física já existente no local, atendendo ao que é exigido pela legislação, atualmente, para abertura de uma escola de Ensino Médio.
Quando for concluída a ampliação, poderá ser iniciada a próxima etapa, que será instalar os equipamentos e mobiliário e preparar o processo de credenciamento e autorização de funcionamento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEEd).