Inscrições ao Encceja 2018 começam nesta segunda-feira

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), pelo qual se pode obter a conclusão de ensino fundamental ou médio, estarão abertas das 10h desta segunda-feira (16) até o dia 27 de abril, pelo site  http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O edital com as orientações está disponível na página inicial do portal www.inep.gov.br. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) é o órgão do Ministério da Educação que organiza o Encceja.
Neste ano, as provas estão marcadas para 5 de agosto e as notas dos candidatos devem ser divulgadas em outubro. Para prestar o Encceja do Ensino Fundamental é preciso ter 15 completos até a data do exame. Para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.
Embora o exame seja gratuito, a partir de agora, o candidato que faltar no dia da aplicação da prova e não justificar sua ausência via sistema online terá de pagar uma taxa ao se inscrever novamente.