Lombadas eletrônicas nas estradas Estaduais, devem ser reativadas em fevereiro

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deve reativar até a primeira quinzena de fevereiro as lombadas eletrônicas em rodovias estaduais. A empresa Kopp Tecnologia, de Vera Cruz, foi a vencedora dos quatro pregões eletrônicos realizados em dezembro, divididos por lotes de lombadas de regiões específicas do Estado.

O contrato com a empresa foi assinado nessa segunda-feira, 8, e tem duração de um ano, mas pode ser prorrogado por mais quatro. Ela ficará responsável pela instalação e manutenção dos controladores de velocidade e, também, pela implantação da Central de Controle e Processamento no edifício-sede do Daer. O local receberá as imagens captadas pelos dispositivos e encaminhará os dados para a autuação dos motoristas infratores.

As lombadas eletrônicas licitadas controlarão o limite de velocidade em rodovias da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Região Carbonífera, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Serra, Planalto, Litoral Norte e Região Central do Rio Grande do Sul. Os contratos totalizam R$ 3,85 milhões e serão custeados pelo Tesouro do Estado. Os serviços têm duração de um ano, mas podem ser prorrogados mais quatro vezes por igual período.