Corsan restabelece o abastecimento convencional de água em Cachoeira

O abastecimento em Cachoeira do Sul é de 100%, ou seja, tanto a parte baixa como a alta da cidade, está abastecida, conforme a Corsan. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (16) onde  é destacado que a captação da Companhia junto as margens do  Rio Jacuí mesmo com o nível do Rio ainda alto, voltou a operar após a troca das bombas de recalque e do gerador danificados pela enchente.

A normalização do serviço acontece graças a uma força-tarefa da Corsan em parceria com a Base Aérea de Santa Maria e Exército de Cachoeira. Na quarta-feira (15) à tarde, uma operação com helicóptero foi possível levar as bombas e gerador à torre, onde ficam as máquinas que captam a água para que enviam para estação de  tratamento e posterior distribuição na cidade.

Um novo gerador foi necessário porque a energia elétrica ainda não foi religada no local pela RGE já que os postes foram destruídos pela força da água. Enquanto o sistema de captação da Corsan ficou alagado, a Companhia construiu um esquema emergencial com bombas  que captaram água para a população nos últimos dias. Por ser flutuante, o serviço apresentava problemas quando o nível do rio baixava.