Liberação da Br 153 no trecho da Ponte do Fandango, forma longas filas

A liberação provisória do trecho em mão única, entre os banhados Fátima e Castagnino da BR-153 permitindo a passagem pela Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, na manhã desta terça-feira (14), provocou grande congestionamento de veículos justamente pela alternativa de acesso às rodovias BR-290 e RSC-287 e também as regiões da fronteira e sul do Estado. As longas filas se formaram na saída e entrada da cidade.

A liberação, depois de um intenso trabalho realizado por uma empresa contratada pelo Dnit, aconteceu por volta das 10h. No entanto, desde antes da 7h já havia veículos na saída da cidade – no Bairro Fátima – assim como de que vinha da região da BR-290 junto à entrada da localidade da Porteira Sete.

O sistema implantada em Cachoeira do Sul é o Pare e Siga em um trecho de 7 km. A cada vez são liberados entre 15 e 20  veículos pelo serviço de controle via rádio e irá funcionar 24 horas.

É importante ressaltar que segue a restrição para travessia de veículos na Ponte do Fandango. A permissão de trânsito, conforme o Dnit, é somente para veículos leves e caminhões até 18 toneladas.

O trajeto liberado permite acesso a Pantano Grande via Rio Pardo até a região de Santa Cruz do Sul. No entanto, para acessar Porto Alegre ainda não existe liberação, tendo visto bloqueio no viaduto de Eldorado e na entrada da capital gaúcha.