Grupo constrói apresentação de Cachoeira na Rota Turística Império Lusitano do Su

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) convocou um grupo técnico especializado para construir o texto promocional do município para constar no material de divulgação da ROTA IMPÉRIO LUSITANO DO SUL, de responsabilidade da Secretaria de Turismo do RS (Setur).

A primeira reunião ocorreu na quinta-feira (18), no Arquivo Histórico Municipal, dando início à estruturação e escolha do perfil do referencial teórico. A Rota do Império Lusitano do Sul, que integra 14 destinos gaúchos à Colônia do Sacramento, no Uruguai, tem o objetivo de valorizar a herança portuguesa que caracteriza as cidades e aprofundar o turismo local na história dessa cultura.

No Rio Grande do Sul, integrarão o roteiro Torres, Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Mostardas, Taquari, Piratini, São José do Norte, Viamão, General Câmara, Santo Antônio da Patrulha, Pelotas, Triunfo, Rio Grande e Porto Alegre.

Essa é a primeira rota que liga destinos gaúchos com o Uruguai. A ideia da rota é que ela seja experienciada sem pressa, desbravando cada um dos destinos e tendo a oportunidade de conhecer os atrativos culturais, gastronômicos e paisagísticos herdados da colonização, além da natureza exuberante destes territórios.

O encontro contou com a presença da turismóloga da SMTEL Livia Lima, Ione Carlos (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural – Compahc), Dariely de Barros Gonçalves (Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura – Amicus), Marisa Sari (Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC) e Mirian Ritzel (Arquivo Histórico Municipal).