Uergs mantém conceito alto em avaliação realizada pelo MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na semana passada os resultados dos indicadores de qualidade da Educação Superior. Entre eles está o Índice Geral de Cursos (IGC), em que a Uergs se mantém com conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5.

O IGC é composto pela média ponderada dos conceitos preliminares de curso (CPC). A nota do CPC inclui a avaliação do corpo docente, infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o desempenho dos estudantes, por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Os conceitos divulgados recentemente são referentes ao Enade realizado em 2022. Na Uergs, participaram da avaliação oito cursos de Administração ofertados em diferentes regiões do estado. Cinco deles obtiveram nota 4 no CPC: Administração (com disciplinas da área Rural e Agroindustrial) das unidades em Cachoeira do Sul, Encantado e Tapes; Administração em Sistemas e Serviços de Saúde, da Uergs em Porto Alegre; e Administração Pública, da Unidade em Porto Alegre. Os cursos de Administração Pública da Uergs em Frederico Westphalen e de Administração (com disciplinas da área Rural e Agroindustrial) das unidades em Erechim e em Sananduva ficaram com nota 3 no CPC.

Obtiveram o conceito 4 no Enade os cursos de Administração em Sistemas e Serviços de Saúde, da Uergs em Porto Alegre, e o curso de Administração (com disciplinas da área Rural e Agroindustrial) da Uergs em Encantado.

“Satisfatoriamente, a Uergs manteve nota 4 no IGC e, com isso, atendemos uma das metas do PDI 2022-2032. Todos os cursos de Administração da Uergs que realizaram o Enade 2022 e que têm ingresso regular ativo foram avaliados com CPC 3 ou 4, o que indica o atendimento às exigências do MEC e bom grau de desempenho e qualidade dos cursos”, avalia a coordenadora de Avaliação Institucional da Uergs, Caroline Duschitz.