Organização da Abertura da Colheita da Noz-Pecã detalha programação e perspectivas de safra

A 6ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã foi apresentada em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 9 de abril, na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, em Porto Alegre (RS). O evento acontece no dia 25 de abril, em Anta Gorda (RS), e terá um momento técnico, com o 6º Seminário Técnico da Cultura da Noz-Pecã, no parque onde também ocorre a 8ª FestLeite, e o festivo, no pomar da família Pitol.

O coordenador de Novos Mercados do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), Daniel Basso, que representou a diretoria do instituto, ressaltou que a noz-pecã é um produto muito saudável, saboroso e versátil. “Teremos um evento que vai divulgar este produto. Vamos também celebrar a nossa produção e o nosso produtor que trabalha no dia a dia em busca de renda para suas famílias”, afirmou. Basso também destacou a importância do simpósio técnico que será realizado na mesma data e que levará aos produtores “informações para engrandecer a cadeia”.

O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, destacou a excelência da produção de noz-pecã hoje no Rio Grande do Sul, que possui cerca de 5 mil hectares ativos, com produção frutífera, no Estado. “Com a criação do Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecanicultura (Pró-Pecã), em 2017, se criou um ambiente de debate permanente e importante sobre essa cultura. Com isso, se revelou que o Estado é altamente propício para a produção de noz-pecã”, afirmou.

O desenvolvimento da cultura em diversas regiões do Estado também foi ressaltada. “No Rio Grande do Sul são cerca de 1,6 mil produtores, com geração de aproximadamente 2 mil empregos diretos gerados. E, segundo projeções da Secretaria, nos últimos anos o volume de investimentos na cultura da noz-pecã chegou na ordem de R$ 100 milhões”, disse o secretário. Feltes também falou sobre a possibilidade de abertura de novos mercados ao produto, principalmente o internacional. O secretário citou as recentes missões dos governos Federal e Estadual à China, onde um dos assuntos foi a produção de noz-pecã gaúcha.

O prefeito de Anta Gorda, Francisco David Frighetto, disse que a cidade tem cerca de 300 famílias trabalhando na cultura e a noz-pecã é a quarta produção no município. “Estamos muito felizes enquanto administração pública de estar participando desta 6ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã. Estivemos na Expointer, conversando com o IBPecan, nos oferecendo para sediar a Abertura da Colheita e fomos muito bem recebidos”, afirmou. Frighetto contou, também, que a primeira e única festa da noz-pecã realizada na cidade ocorreu na década de 1970.

Também esteviveram presentes à coletiva, o coordenador do Pró-Pecã, Paulo LIpp, a coordenadora de Turismo do IBPecan, Maria Tereza de Carli, o presidente da 8ª FestLeite, que se realiza entre os dias 25 e 28 de abril, Evandro Culal, além do anfitrião da Abertura da Colheita, Leandro Pitol, e o engenheiro agrônomo Julio Medeiros, coordenador do Seminário Técnico do evento. As três representantes da corte da Festleite, a rainha Ariane Cerutti e as princesas Ketlin Eduarda de Oliveira e Gabriele Maso, também participaram do encontro.

Confira a programação

Seminário Técnico
Local: Parque Municipal de Eventos Aldi João Bisleri
9h15min – Tema: Cuidados no momento da colheita e da preparação e conservação para o embarque para exportação ou para o mercado interno – controle de qualidade das nozes
Painelista: Técnico Superior em Tecnologia de alimentos Pablo Horário Satti (Argentina)
Moderador: Jaceguáy Barros – Pecanita Agroindustrial
10h15min – Tema: Novos produtos com base em pecan visando consolidar e ampliar mercados
Painelista: Victória Pitol – Nozes Pitol
Claiton Walauer – Pecanita Agroindustrial
Gabriela da Rocha Lemos Mendes – Senai
Moderador: Paulo Lipp – SEAPI
11h35min – Tema: Sistema de precificação de nozes pelo conteúdo adotado por EUA e México
Painelista: Daniel Basso – São Miguel Comércio e Participações
Moderador: Demian Segatto da Costa – IBPecan
12h15min – Almoço no restaurante do parque e visitação à 8ª Festleite

Abertura da Colheita
Local: Pomar Nozes Pitol – Linha Doutor Carlos Barbosa
14h – Mostra de Maquinários e Equipamentos
15h – Cerimônia de Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã
16h30min – Pecã-break
17h – Encerramento

Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective