Consumo nas famílias brasileiras cresceu 1,71% em fevereiro

O consumo dos lares brasileiros apresentou uma alta de 1,71% em fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2023. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28), pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados), e representa uma 1,54% em relação ao mês anterior.

O aumento de renda da população, com alta real do salário mínimo e queda do desemprego, tem contribuído para aumento constante do consumo. “A constância para usuários do Bolsa Família tem permitido que eles possam se planejar cada vez mais”, afirma Marcio Milan, vice-presidente da Abras. A projeção da entidade para o fim de 2024 é um avanço de 2,5% no consumo dos lares.

Desde o começo do ano o setor contabiliza a inauguração de 67 novas lojas de varejo alimentar. com 37 supermercados e 30 atacarejos, além de 15 reinaugurações após reformas.

Indicador

O Indicador Abrasmercado, cesta dos 35 produtos de alto consumo nos supermercados, teve alta de 0,79% em fevereiro comparado com janeiro. Foi uma desaceleração, visto que no primeiro mês do ano o avanço havia sido de 1,40%. O valor da cesta ficou em R$ 738,49 em fevereiro, uma variação negativa de 1,80 em relação ao mesmo mês de 2023.

Em relação aos produtos, houve recuo entre as carnes. No acumulado de 12 meses, os cortes bovinos dianteiros, por exemplo, acumulam queda de 10,68% nos preços. Já os ovos de galinha têm alta de 0,88% em um ano. No bimestre, o item teve aumento de 2,43%. Outros destaque de alta são o da cebola, 7,37% em um mês, a batata (+6,79%), o feijão (+5,07%), o arroz (3,69%) e o leite longa vida (+3,49%).

“Na análise regional, todas as regiões permaneceram em alta”, disse Marcio Milan. A maior variação mensal foi no Nordeste, com alta de 0,98%. Em seguida, o Sudeste registrou avanço de 0,85%. Sul mostrou variação positiva de 0,41%, a Norte de 0,40% e a Centro-oeste, de 0,09%.

 

 

 

Fonte O Sul