Medicina e manutenção Odontologia é discutido com Presidente da Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Trojahn, se reuniu nesta quarta-feira, 27, com a diretora do Campus Cachoeira do Sul da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Adriana Porto, e com o assessor de comunicação social do campus, Celso Rafael Elesbão. Durante o encontro, foi discutida a candidatura do campus para sediar o curso de Medicina e também a possibilidade de manutenção do curso de Odontologia em Cachoeira.

O presidente da Câmara informou os dirigentes do campus local da Ulbra que a Casa irá solicitar que a Aelbra (mantenedora da Ulbra) reveja a decisão, tomada no início de março, de fechar o curso de Odontologia na cidade. O presidente, com apoio dos demais vereadores da Casa, pretende encaminhar documento formal do Legislativo com este objetivo.

Sobre o curso de Medicina, Adriana afirma que a intenção da Ulbra é trazê-lo para Cachoeira do Sul e que a mantenedora e a reitoria da universidade virão à cidade para visitar o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), no dia 18 de abril, para reiterar essa intenção.

Os representantes da universidade destacaram vantagens da instituição para receber este novo curso – como a estabilidade financeira que a Ulbra atingiu (em fevereiro, a Justiça declarou o encerramento, com sucesso, da recuperação judicial da instituição e cancelou o leilão do curso de Medicina) e o fato de ter sede própria na cidade, um requisito do edital do governo.

Medicina em Cachoeira do Sul
Em 2023, o governo federal publicou portaria estabelecendo as regras para instalação de novos cursos de Medicina no País. Cachoeira do Sul faz um esforço conjunto envolvendo poder público e entidades da sociedade civil para a instalação deste curso na cidade. Duas universidades apresentaram candidatura: Ulbra e Unisc.