Educação de Novo Cabrais avança com o Programa Alfabetiza Tchê

A educação pública em Novo Cabrais dá um passo importante com o recebimento de uma remessa de livros didáticos do programa do Governo do Estado do RS, Alfabetiza Tchê. O Material Didático Complementar é fornecido pela Secretaria de Educação do RS em parceria com a Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais do RS (UNDIME-RS).

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu o material e o encaminhou para os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das escolas EMEF São Roque e EMEF Teófilo Teodoro Streck. O programa, que atuará em cinco eixos fundamentais, visa fortalecer a aprendizagem, a gestão municipal e escolar, a formação de professores, além de realizar avaliações e monitoramento dos indicadores educacionais.

 

Essa iniciativa é parte do esforço para garantir a alfabetização das crianças na idade certa, conforme os objetivos do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC), denominado Alfabetiza Tchê.

Esse material, destinado aos professores e estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, é composto por Livro do Professor, Livro do Estudante, Cadernos Literários e Cartazes, todos alinhados ao Referencial Curricular Gaúcho e às particularidades regionais do Rio Grande do Sul. Os cadernos literários incluem textos de autores gaúchos, promovendo uma identificação cultural e facilitando o processo de alfabetização.

 

Professores especialistas em alfabetização adaptaram o Material Didático Complementar com base no material de referência da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), apoiadora do programa. Esse esforço conjunto entre Estado e municípios visa garantir a alfabetização na idade certa, fortalecendo o interesse pela leitura e aprendizado.

 

Sobre o Alfabetiza Tchê

 

O Programa Alfabetiza Tchê teve início com a aplicação de uma avaliação diagnóstica para estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em todas as escolas públicas gaúchas, municipais e estaduais, visando aferir o nível de alfabetização dos alunos. O estado gaúcho é o 11º do país a integrar a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, uma iniciativa da Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann e Instituto Natura.

 

O compromisso do estado com a alfabetização foi reafirmado com a assinatura do decreto que constitui o programa, em setembro de 2022, evidenciando o empenho em colaborar com os 497 municípios gaúchos nessa importante missão educacional.

 

Edição: Assessoria de Imprensa