Programa Família Acolhedora avança em Novo Cabrais e Cerro Branco

Novo Cabrais juntou-se com Cerro Branco em uma reunião para a implementação da Família Acolhedora. O encontro, realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Novo Cabrais, reuniu autoridades dos municípios para debater a implementação do serviço que visa à proteção infanto-juvenil.

Participaram da reunião, a secretária de Trabalho e Assistência Social de Novo Cabrais, Dameane Rodrigues, a coordenadora do CRAS Novas Amizades, Nívia Duarte e a psicóloga da STAS, Jéssica Coletto.

Representando Cerro Branco, a secretária de Desenvolvimento Social, Marli Schuller Hoffmann, a coordenadora do CRAS Ana Cláudia Kasburger, a assistente social da Proteção Especial Dienefer Fagundes e a procuradora jurídica Geovana Zuchetto.

Como funciona

O projeto Família Acolhedora objetiva o acolhimento e atendimento temporários de crianças e adolescentes que necessitam de proteção integral mediante decisão judicial.

As famílias que prestam este serviço de lar temporário são devidamente habilitadas e credenciadas para receberem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que estão afastados de suas casas ou aguardam adoção.

Essa é uma modalidade de acolhimento institucional, evitando que o município precise construir uma Casa de Acolhimento, o qual demanda um investimento e efetivo maior.

O programa atende a uma determinação judicial do Juizado da Infância e Juventude de Cachoeira do Sul, mantido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), devendo ser implementado este ano em Novo Cabrais e Cerro Branco.