Assembleia Legislativa lança série jornalística para explicar como irrigação pode ajudar o RS

Nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, a Assembleia Legislativa estreia a Irrigação RS, série especial produzida pela comunicação do Legislativo gaúcho. Em um conjunto de reportagens, a série mostrará como as soluções de reservação de água e de irrigação podem ajudar o Estado a reduzir perdas, produzir mais alimentos, gerar emprego, renda e riquezas para os gaúchos.
A proposta, segundo o superintendente de Comunicação e Cultura da Casa, Gustavo Machado, é lançar um produto multimídia para dialogar com o tema escolhido pela gestão do Legislativo neste ano, que promoverá encontros regionais em diferentes regiões do estado. “A Assembleia quer, mais do que fazer um projeto de lei específico de um parlamentar ou de uma bancada, liderar um movimento para que este tema seja contemplado em uma política pública de Estado. E, nesta série, a gente vai mostrar esta realidade”, explicou.
Os primeiros episódios explicarão, a partir de entrevistas com especialistas, o que é a irrigação, a importância de seu uso na agropecuária e os impactos nos resultados e na produtividade. O engenheiro agrônomo, José Enoir Daniel, defende o planejamento. Segundo ele, o Rio Grande do Sul tem um clima difícil, principalmente no verão, quando a chuva é mal distribuída. “A irrigação complementa a água que a chuva não nos deu num período”, argumenta.
A série também ouviu o consultor Luis Antônio Bins. Ele acredita que a irrigação “é importante tanto nos anos em que temos estiagem, como nos anos de normalidade de precipitação de chuva, poque potencializa o incremento da produção”. O engenheiro agrônomo da Emater, Carlos Gabriel Nunes dos Santos reforça que irrigação traz garantia e segurança de produção para o agricultor.
A série ainda vai mostrar como a irrigação é utilizada em diferentes países, a evolução das técnicas, os entraves e dificuldades. Dará destaque ainda aos custos das soluções de irrigação, às possibilidades de financiamento e à evolução dos programas de Estado que estimulam os investimentos e as práticas de reservação de água e irrigação. Na avaliação do geólogo e ex-secretário estadual da irrigação, Rogério Porto, irrigar é uma questão de sobrevivência econômica e de competitividade do Rio Grande do Sul.
A série Irrigação RS é uma produção multimídia da comunicação do Parlamento gaúcho. A estreia é no dia 22 de março, em celebração ao Dia Mundial da Água. Os episódios estarão disponíveis na TV (https://ww4.al.rs.gov.br/tval) e na Rádio Assembleia (https://ww4.al.rs.gov.br/radio), no Youtube (https://www.youtube.com/user/tvalrs) e no Spotfy.