Cachoeira poderá ser a”Capital Estadual da Formação de Pilotos Agrícolas”

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira o parecer favorável ao projeto de lei 497/2023, que torna Cachoeira do Sul a “capital estadual da formação de pilotos agrícolas”.Agora o projeto terá que ir para comissão de Assuntos Municipais, após  a votação no plenário e se aprovada, para sanção do Governador.

Proposta do deputado estadual Cláudio Tatsch, a iniciativa – que teve como relator na CCJ o deputado Capitão Martin – faz referência à história de Cachoeira do Sul, que tem tradição na formação de pilotos agrícolas.

O projeto homenageia especialmente a Aero Agrícola Santos Dumont, fundada em 1976 por Laudelino Bernardi. Ele faleceu em 2022 e atualmente a empresa, especializada na formação de pilotos agrícolas, e administrada por seu filho, Pelópidas Bernardi.

A empresa Aero Agrícola Santos Dumont, que já atingiu a marca de 1,1 mil profissionais formados pelo seu Curso de Piloto Agrícola (Cavag), em mais de 100 turmas realizadas desde os anos 1990. Isso praticamente na sequência do fechamento, pelo governo federal, do Cavag que era mantido pelo Ministério da Agricultura na antiga Fazenda Ipanema. O local funcionou entre 1967 e 1991 no interior de Sorocaba – local hoje pertencente ao Município de Iperó.

A tramitação conclusiva da matéria será na Comissão de Assuntos Municipais, para onde o projeto de lei 497/2023 foi encaminhado logo após a aprovação na CCJ.