Terceiro período da Aprendizagem Contínua começa quinta-feira nas escolas estaduais

Para garantir a recuperação das aprendizagens dos estudantes, bem como evitar a evasão escolar, a Secretaria da Educação (Seduc) realiza, em dezembro, o período de reforço nas ações pedagógicas para incentivar o protagonismo juvenil e qualificar o rendimento dos alunos. As atividades da Aprendizagem Contínua ocorrem a partir de quinta-feira (7/12) e seguem até 15 de dezembro nas escolas estaduais.

Caso o estudante ainda mantenha a nota inferior a 6,0, o professor deverá garantir atividades complementares com o objetivo de desenvolver as habilidades essenciais, permitindo, assim, a consolidação das aprendizagens e a alteração da expressão do resultado em qualquer trimestre.

O docente, a partir de avaliações diagnósticas e de aprendizado, deverá utilizar metodologias ativas que incentivem o protagonismo estudantil, proporcionando a troca de experiências e a interlocução entre os agentes envolvidos no processo de aprendizagem, a fim de consolidar as competências necessárias.

Recursos tecnológicos

Para que os alunos tenham recursos para estudar e repassar as questões mais importantes para a recuperação, a Seduc disponibiliza uma série de ferramentas que podem ser acessadas por computador, tablet ou celular.

Entre elas, estão: uso de plataformas de leitura, como Elefante Letrado e Árvore de Livros; utilização de plataformas de estudo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, como Grapho Games e Khan Academy; disponibilização do Pré-Enem Seduc RS pela TVE-RS e pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Estudantes monitores

Dentro do processo de recuperação das aprendizagens, o professor vai eleger estudantes que possuam interesse em ser monitores para que possam orientar a realização das atividades propostas. Os interessados devem ter as habilidades necessárias consolidadas, empatia com os colegas em dificuldade, facilidade de expressão e uma boa oratória. Esses alunos monitores ajudarão os professores na organização, contribuindo com o conhecimento e o estímulo para que os que necessitam se sintam incentivados a aprenderem e a recuperarem as aprendizagens.

Cadernos de Aprendizagem Contínua

O material complementar Cadernos de Aprendizagem Contínua é uma ferramenta para auxiliar os estudantes na consolidação dos conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. As apostilas possuem três volumes, com edições exclusivas para professores e alunos.

Cada um dos volumes conta com cerca de 100 páginas e beneficia alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. A impressão dos cadernos foi realizada por meio de suplementação da verba de Autonomia Financeira. O valor total investido na impressão do material pedagógico Cadernos de Aprendizagem Contínua, foi de R$ 5.161.682,40.

Converse com a Fandango