UFSM divulga edital do Vestibular e Processo Seletivo Seriado 2024

A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM divulgou nesta sexta-feira (01) o edital e o Manual do Candidato do Vestibular UFSM 2024. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro de 2024, nas cidades de Cachoeira do Sul/RS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Frederico Westphalen/RS, Palmeira da Missões/RS e Santa Maria/RS

Ao todo, serão ofertadas 1.831 para ingresso em 2024, sendo 122 vagas para os cursos lotados no Campus UFSM de Cachoeira do Sul/RS, 120 vagas para os cursos lotados no Campus de Frederico Westphalen, 127 vagas para os cursos lotado no Campus UFSM de Palmeira das Missões/RS e  e 1.462 vagas para os cursos lotados no Campus Sede de Santa Maria/RS.

Inscrições e isenção de taxa

As inscrições podem ser feitas até 22 de dezembro, pelo link disponível na página do Vestibular UFSM 2024. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 e deve ser paga até 26 de dezembro. O período para solicitação de isenção da taxa vai até 05 de dezembro, conforme orientações disponíveis no Manual do Candidato.

Para ter acesso ao sistema de inscrição, o candidato deverá possuir cadastro no sistema de login único do Governo Federal (gov.br).

Vagas

No momento da inscrição, o candidato deve atentar-se na escolha da cota. É de responsabilidade do candidato verificar se está de acordo com as exigências descritas para cada categoria, conforme Manual do Vestibular UFSM 2024.

Neste ano, serão ofertadas vagas suplementares, além das previstas pelo sistema de cotas e ampla concorrência, para candidato Medalhista em competições de conhecimento que tenha concluído o Ensino Médio em escola pública ou privada e candidato com idade igual ou superior a  60 (sessenta) anos na data da prova que tenha concluído o Ensino Médio em escola pública ou privada.

Provas

A prova do vestibular terá 120 questões de múltipla escolha e uma prova de redação, contemplando habilidades das diferentes áreas da Educação Básica.

O processo seletivo acontece em dois dias: no dia 13, a prova será aplicada no turno da tarde, das 13h30min às 16h30min; e no dia 14 em dois turnos: manhã, das 8h às 12h e tarde, das 13h30min às 16h30min.

Treineiros

Outra novidade deste ano é a possibilidade de candidatos que estejam no 2° ano do Ensino Médio se inscreverem como treineiros.  O participante “treineiro” estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados da nota de redação, que serão divulgadas após a publicação da Classificação Final, em data a ser definida.

Os dados dos candidatos inscritos nesta modalidade serão processados separadamente, assim como seus nomes não poderão figurar na classificação final dos candidatos aprovados, mesmo que alcancem pontuação para tanto.

Dúvidas referentes ao processo de inscrição podem ser encaminhadas exclusivamente, através do e-mail falecom@nisa.ufsm.brO Manual do Vestibular UFSM 2024 contém normas e informações detalhadas relativas à sistemática de inscrição, etapas destinadas à classificação, e demais informações necessárias ao candidato.

Também foi divulgado o edital e o Manual do Processo Seletivo Seriado UFSM 2024. A prova será aplicada no dia 13 de janeiro, das 13h30min às 16h30min, nas cidades de Cachoeira do Sul/RS, Caxias do Sul/RS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Frederico Westphalen/RS, Palmeira da Missões/RS, Passo Fundo/RS, Porto Alegre/RS, Santa Cruz do Sul/RS, Santa Maria/RS, Pelotas/RS e Uruguaiana/RS.

Neste ano, será aplicada apenas a prova do Processo Seletivo Seriado 1 (PSS1). O processo seletivo será constituído por uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha, referente ao 1º ano do Ensino Médio.

A escolha pelo curso ou pela modalidade de Cota ou Ampla Concorrência será realizada somente quando for feita a inscrição para o Processo Seletivo Seriado 3 (PSS3).

Inscrições e isenção de taxa

As inscrições podem ser feitas até 22 de dezembro, pelo link disponível na página do Processo Seletivo Seriado UFSM 2024. A taxa de inscrição do vestibular é de R$ 60,00 e deve ser paga até 26 de dezembro.

O período para solicitação de isenção da taxa vai até 05 de dezembro. As orientações para solicitação de isenção da taxa de inscrição estão disponíveis no Manual do Processo Seletivo Seriado UFSM 2024.

Para ter acesso ao sistema de inscrição, o/a candidato/a deverá possuir cadastro no sistema de login único do Governo Federal (gov.br).

Dúvidas referentes a inscrição no processo seletivo devem ser encaminhadas diretamente para o e-mail  falecom@nisa.ufsm.br

O Manual do Processo Seletivo UFSM 2024 contém normas e informações detalhadas, relativas à sistemática de inscrição e demais informações necessárias ao candidato.

Converse com a Fandango