Programa Arborização + Segura da RGE começa a plantar as primeiras mudas em Cachoeira

O programa Arborização + Segura, desenvolvido em Cachoeira do Sul em parceria com a RGE e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, começou nesta quinta-feira o plantio de 58 mudas de árvores. A proposta é substituir gradativamente as árvores que apresentam risco à rede elétrica ou à segurança dos cidadãos.

A RGE disponibiliza as espécies adequadas e os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente definem e direcionam onde serão plantados os novos exemplares.

As primeiras mudas de ipê (branco, roxo, amarelo e ouro), caroba e guajuvira começaram a ser plantadas na Praça Balthazar de Bem. Ainda foram contempladas um trecho da Esperanto, praça do Bairro Preussler e o Campo da Bica.

Há outras 250 mudas para serem plantadas em que os locais ainda serão definidos, em período adequado, que deve em meados de abril de 2024. Estas espécies levam de 10 a 20 anos para chegarem à fase adulta.

O plantio das árvores será realizado como compensação das árvores suprimidas anteriormente. Isso é feito de forma planejada e com espécies apropriadas para a arborização urbana.

Além da parceria com a RGE, a Secretaria de Meio Ambiente também produz mudas junto ao seu Horto Florestal para plantio em Cachoeira do Sul, sempre buscando formas de reduzir os conflitos com os elementos urbanos.

Importante

O Programa Arborização + Segura leva também benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.

Converse com a Fandango