DNIT alerta para bloqueio total na Nova Ponte do Guaíba, nesta sexta-feira

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que, nesta sexta-feira (1/12), a partir das 8 horas, está programado um bloqueio total no fluxo de veículos nos dois sentidos da Nova Ponte do Guaíba, que conecta a BR-290/RS e a BR-116/RS. Essa medida será necessária para a realização de mais um ensaio de prova de carga dinâmica junto ao balanço sucessivo da travessia. O teste, padrão para Obras de Arte Especiais (OAEs) de grande porte, consiste em verificar o comportamento de rotação, rigidez e deformação da estrutura.

Os trabalhos acontecem até as 14 horas para que os técnicos do DNIT façam mais um monitoramento da estrutura. Este tipo de trabalho é desenvolvido, pois a tecnologia construtiva utilizada na segunda Ponte do Guaíba, inaugurada em 2020, é pioneira no Brasil, uma vez que esta é a primeira travessia com mais de 12 quilômetros de extensão (incluindo a travessia sobre o Guaíba e os acessos) feita quase na sua totalidade com elementos pré-moldados.

Portanto, o ensaio de prova de carga dinâmica da segunda ponte do Guaíba servirá de modelo referencial para as futuras pontes deste tipo no país.
O DNIT alerta que o entorno da Nova Ponte sobre o Guaíba estará sinalizado orientado aos motoristas para utilizarem a ponte antiga. Em caso de chuva ou vento forte, o teste será adiado.

Converse com a Fandango