Ciclone extratropical poderá provocar rajadas de até 100 km/h no RS a partir desta quarta-feira

Um novo ciclone extratropical deve atingir o RS a partir desta quarta-feira.A chuva, que já começa na noite desta terça-feira (11), não deve ser tão intensa quanto a do ciclone de junho. Em compensação, as rajadas de vento podem chegar aos 100 km/h. As condições devem começar a melhorar na quinta-feira (13).

A partir da madrugada de quarta-feira, a precipitação começa a se  intensificar e avançar em direção ao sul do Estado, atingindo toda a região Central, Litoral Norte e Metropolitana.

Essa área de baixa pressão deve se intensificar na quarta-feira, dando lugar a formação do ciclone extratropical. Segundo Henrique Repinaldo, meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CMPP) da Universidade Federal de Pelotas , o ciclone se forma no Paraguai e na Argentina pela manhã e, ao longo do dia, atravessa o Estado em direção ao oceano. A maior preocupação em relação a essa travessia é o perigo de vento forte.

— Os modelos meteorológicos divergem, mas, em geral, alguns pontos podem ter precipitação de 100 a 150 milímetros entre terça e quarta-feira. Alguns modelos têm mostrado níveis mais altos na Região Central, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte. Em outras partes do Estado, os níveis devem ficar entre 50 e 80 milímetros — explica o meteorologista do CMPP.

 

 

Fonte Gaúcha/ZH