Secretaria de Turismo esteve na trilha aquática do Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, representada pela turismóloga Livia Lima, esteve presente em Agudo, na última sexta-feira (30), para participar da reunião que marcou o início das etapas 3 e 4 da trilha aquática do Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia. Durante o final de semana foram percorridos 62 km no rio Jacuí.

Esta é a primeira trilha aquática do Estado a ser registrada na Rede Brasileira de Trilhas. Essa nova modalidade oferecida pelo Caminho, inserido no Corredor Ecológico da Quarta Colônia, soma-se aos percursos de caminhada e cicloturismo que estão sendo implantados nos municípios de Santa Maria, Itaara e Ivorá. Trata-se de mais um atrativo turístico que vem se consolidando na região, visando fortalecer a conexão das comunidades com o rio, estimular a geração de emprego e renda local por meio do turismo, em conjunto com a conservação do rio, da cultura, da história e do ambiente ao redor.

O evento teve início na sexta-feira, em Agudo, onde foi realizada a cerimônia de lançamento dos novos trechos. A organização deste evento ficou a cargo da Secretaria de Educação e Desporto de Agudo. A largada foi dada na manhã de sábado, no Balneário Cerro Chato, em Agudo, que serviu como ponto de partida para o terceiro trecho da trilha, com o embarque dos caiaques e barcos participantes no rio Jacuí. Ao final da tarde, o grupo chegou ao Camping Pau-a-Pique, onde foram recebidos pela comunidade de Paraíso do Sul. Já na manhã de domingo, o grupo retomou a atividade aquática, percorrendo o quarto trecho e chegando até a Vila Pertile, em Cachoeira do Sul. Para marcar o encerramento da atividade, a Secretaria de Agricultura e Pecuária e a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Paraíso do Sul disponibilizaram 45 mudas de espécies nativas para serem plantadas pelos participantes às margens do rio Jacuí, no Camping Pau-a-Pique.

A atividade contou com a participação e apoio do Grupo Bandeirantes da Serra – GBS, da Associação Santamariense de Esportes Náuticos – ASENA, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, além de autoridades e membros das comunidades dos municípios de Agudo, Paraíso do Sul e Cachoeira do Sul.

A trilha aquática no rio Jacuí tem como ponto de partida o Parque Estadual Quarta Colônia, percorrendo o leito do rio ao longo de seis municípios: Agudo, Nova Palma, Dona Francisca, Paraíso do Sul, Restinga Seca, até chegar a Cachoeira do Sul, limite do território do Corredor Ecológico da Quarta Colônia. Considerando os dois primeiros trechos lançados em abril, somados a este segundo evento de lançamento, já foram percorridos 112 km dos 152 km previstos para a trilha. O lançamento dos dois trechos restantes está programado para ocorrer em setembro.

Para obter mais informações, acompanhe o perfil do Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia no Instagram.

A representação da Prefeitura Municipal em Agudo contou com o apoio logístico da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária.