Secretaria de Agricultura e Senar desenvolvem a Olericultura em Cachoeira

A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP) recebeu, na última terça-feira (20), o relatório referente ao mês de maio do Programa AteG Olericultura.

O programa teve início em 2023 como parte de uma ação de sensibilização, organizada pela Secretaria Agricultura e Pecuária e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O AteG Olericultura tem duração de três anos, não implica custos e é direcionado a agricultores familiares. Seus objetivos são a promoção da sustentabilidade ambiental, econômica, social e profissional, a utilização de tecnologias inovadoras, o alinhamento com o calendário sazonal de cada cadeia produtiva, a prestação de assistência técnica e gerencial individualizada, o foco na continuidade do processo sucessório e o bem-estar da família, além do acompanhamento periódico dos resultados e da capacitação contínua do produtor rural.

As visitas técnicas e toda a assistência necessária são realizadas pelo engenheiro agrônomo e técnico ATeG do Senar, Ricardo Silva de Lara, que conduz todas as etapas do programa em cada uma das 30 propriedades participantes.

Durante o mês de maio, foram realizadas 30 visitas, que englobam diversas atividades, tais como o controle de gestão das propriedades, a elaboração de inventários de bens, a identificação de mercados, a produção de sementeiras, a revisão da adubação, a coleta de amostras de solo para análises futuras em parceria com a SMAP e a UFSM, a construção de “iscas” e biofermentadores, a organização da calagem para tanques de piscicultura, a avaliação dos tratamentos utilizados nas propriedades, a avaliação das pastagens, as visitas técnicas a produtores vizinhos, a instalação de sistemas de irrigação por gotejamento, a produção de caldas para o controle de pragas, a construção de minhocários, o planejamento da implantação de novas culturas, a manutenção de pomares, o planejamento da encomenda de mudas, a identificação da necessidade de construção de estufas, entre outras atividades.

O programa está proporcionando uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal. A SMAP ressalta a importância dos produtores em fazerem parte deste programa, pois, por meio do conhecimento adquirido, de uma melhor gestão das propriedades, da organização, do planejamento e das ações efetivas, é possível obter uma produção mais ampla, eficaz e diversificada, o que, por sua vez, resultará em maior renda, capacidade técnica e qualidade de vida para os produtores rurais participantes.