Hackathon Turismo traz empreendedorismo, inovação e novidades para Cachoeira

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, representada pela turismóloga Livia Lima, teve a participação ativa e colaborativa no Hackathon Turismo, a última atividade do Salão Inova, realizado no dia 15, promovido pela CDL em parceria com a empresa F2 e o Sebrae, na Sociedade Rio Branco.

O Hackathon é um evento colaborativo para pessoas de diferentes áreas e faixas etárias que se reúnem para buscar a criação de soluções inovadoras para atender às demandas do mercado, sendo que, nesse caso específico, o tema foi o turismo em Cachoeira do Sul. As principais finalidades de um hackathon são estimular o trabalho colaborativo, fomentar a criatividade, encontrar soluções para problemas por meio da rápida criação de protótipos, promover o trabalho em equipe e possibilitar a experimentação.

Quatro grupos foram formados, envolvendo tanto o setor público quanto o privado, e apresentaram-se quatro empreendimentos:

  1. Good Dreams – Uma empresa que facilita a locação de imóveis ociosos no município, utilizando plataformas digitais para oferecer viabilidade financeira, qualidade nos serviços e segurança.

  2. Spa do Arroz – Uma empresa voltada para a saúde e o bem-estar, utilizando o arroz como matéria-prima para tratamentos e gastronomia, localizada em uma propriedade orizícola.

  3. Destino Cachoeira – Uma empresa que atua como articuladora, facilitadora e promotora de qualificação entre empresas associadas, diretamente e indiretamente ligadas ao setor turístico.

  4. Trajetórias da Memória – Uma empresa especializada em organizar o patrimônio histórico e arquitetônico do município, visando impulsionar o turismo e a economia da cultura.

A empresa vencedora foi a Spa do Arroz, composta pela presidente da Amicus, Dariely de Barros Gonçalves, pela estudante de turismo, Ana Karina Mensch Maruyama, pelo servidor municipal e conselheiro do Comtur, Sérgio Augusto dos Santos Júnior, pela diretora secretária da CDL, Elida Cristina Boeck, e pelo funcionário da Líder Tratores, Luciandro Cunha.

Após a premiação, o diretor-geral da Secretaria Estadual de Turismo, Rafael Carniel, palestrou com o tema “Destino Cachoeira”, abordando as potencialidades turísticas do município em relação aos perfis de turistas da Região Turística Central do RS e inovação. Na plateia estavam presentes representantes do empresariado, do meio acadêmico, entidades representativas e o setor público, representado pelos secretários municipais Fernando Cantarelli, Itamar Luz, Mirela Kruel e Vanessa Csaszar.

O ponto alto da palestra foi o anúncio de que Cachoeira do Sul passará a integrar a Rota do Império Lusitano do Sul, devido à sua significativa representatividade na história do Rio Grande do Sul, bem como por ter a Fazenda da Tafona como um patrimônio histórico e artístico do estado, e que a Rota Farroupilha passará a ser formatada pela SETUR. Posicionamento este, que demonstra o estreitamento de relações e articulações entre as esferas estadual e municipal, um dos principais pilares da gestão do governador do estado, Eduardo Leite, e do secretário estadual de turismo, Vilson Covatti.

Hoje, treze municípios integram a Rota do Império Lusitano do Sul mais a Colônia de Sacramento, são eles: Torres, Rio Pardo, Mostardas, Taquari, Piratini, São José do Norte, Viamão, General Câmara, Santo Antônio da Patrulha, Pelotas, Triunfo, Rio Grande e Porto Alegre.