Grupo de Mães da Capela Santa Terezinha comercializa mini Arrozitos

A Secretaria Municipal da Inclusão Social por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) está presente na 23ª Fenarroz com grupo de costura da Capela Santa Terezinha. O Acessuas Trabalho constitui-se em uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social que tem por finalidade, promover a inclusão social e auxiliar no acesso às oportunidades no mundo do trabalho às pessoas e inclusão produtiva.

Neste contexto surgiu a ideia do desenvolvimento de um projeto parceria com a Fenarroz com objetivo criar acesso de difusão social e econômica ao grupo de costura “Dona Santa” da Capela Santa Teresinha/Projeto Viver Melhor, contribuindo para a colocação do grupo atendido pelo programa no mercado de trabalho, através da produção e comercialização do mascote Arrozito. Cada um deles custa entre R$ 5,00 e R$ 8,00.
O grupo de costura da Capela Santa Terezinha conta com 5 integrantes que, desde agosto de 2022, realiza oficinas de costura no Bairro Barcelos, localidade periférica do município, onde semanalmente se reúnem para desenvolvimento de atividades ligadas ao trabalho de costura e geração de renda. Vale salientar também que elas participaram do curso de Introdução à Costura, parceria entre a Secretaria Municipal de Inclusão Social, Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e Sindicato Rural. O curso de Introdução à Costura foi promovido pelo SENAR/RS em novembro de 2022, onde 13 mulheres participaram e desenvolveram habilidades no ramo da costura, sendo essa uma das plataformas do Programa Acessuas Trabalho, que se propõe a desenvolver ações voltadas para a garantia de direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social a partir do acesso a serviços e da inclusão no mundo do trabalho.

GRUPO JÁ VENDE SEUS TRABALHOS – O grupo “Dona Santa” usufruiu de todos os ensinamentos e oportunidades que surgiram desde o início das atividades naquela comunidade, e com isto já conseguiram comercializar seus primeiros trabalhos do grupo em dezembro de 2022. “Neste sentido, analisamos a oportunidade em criar acesso de comercialização na 23° Fenarroz, que acontece até domingo. A partir de conversa em reunião da Coordenação do Programa Acessuas Trabalho e a equipe diretiva da Fenarroz, ficou acordado que a feira disponibilizaria um espaço para a comercialização dos produtos gratuitamente, assim como banner de divulgação do espaço”, contou a coordenadora, Juliane Torbes.