Comércio nunca fechou tanta loja como na pandemia, mostra IBGE

A pandemia provocou uma queda recorde na atividade comercial do país. Em 2020, primeiro ano da covid-19, 106 mil empresas fecharam as portas no Brasil. Com isso, o setor demitiu mais de 400 mil pessoas. Os dados são da Pesquisa Anual de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As 404 mil vagas fechadas foram as maiores perdas desde 2007, quando começa a série histórica da pesquisa. A maior parte delas (90%) era do comércio varejista, do segmento de tecidos, vestuário e calçados.

“O volume expressivo da queda nesse setor chama a atenção e representa, de forma significativa, aquelas lojas que tiveram suas atividades mais afetadas pelo isolamento social”, explicou Santana. “Todos esses estabelecimentos onde a venda presencial é muito importante sentiram os efeitos da pandemia de forma mais acentuada nesse primeiro ano.”

O número de empresas comerciais em 2020 caiu para 1,3 milhão de companhias no comércio, uma diferença de pouco mais de 7% ante 2019, ou quase 110 mil empresas. Só no setor varejista, que reúne a maior parte das empresas comerciais, houve o fechamento de quase 100 mil lojas.