Anvisa pode retirar obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai rever a determinação que obriga o uso de máscaras dentro de aviões e aeroportos no país. O tema será debatido  pela Diretoria Colegiada da entidade.

A expectativa é que o órgão determine o fim do uso de máscaras dentro dos aviões. A tendência, assim, é que o uso deixe de ser obrigatório e passe apenas a ser uma recomendação.

Outros pontos das atuais restrições que são obrigatórios — como distanciamento entre pessoas, desembarque gradual por fileiras, protocolos de higienização e distribuição de álcool em gel — também podem ser alterados, em virtude do encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Em maio, a Anvisa já havia flexibilizado as medidas sanitárias em aeroportos e aeronaves, no entanto, o uso de máscaras permaneceu.

Caso a mudança se confirme, o Brasil se junta a países da Europa e aos Estados Unidos, que já derrubaram a obrigatoriedade de máscaras nas aeronaves e dentro dos aeroportos.

Em maio, a União Europeia atualizou suas restrições e desobrigou o uso do acessório. Antes, em abril, os Estados Unidos já tinham retirado a obrigatoriedade das máscaras nos aviões.

 

 

fonte Revista Oeste