Semana será de chuva, vento e frio no RS

A semana que começa terá chuva, vento e frio no Sul do Brasil, mas deve ter um final com o predomínio do tempo firme e marcas mais agradáveis nos termômetros.  A instabilidade tende a predominar até quarta-feira com a atuação de um centro de baixa pressão, mas depois virão dias com a presença do sol.

A terça-feira será de muitas nuvens e chuva na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Centro de baixa pressão começa a se aprofundar sobre a Região Sul, aumentando a instabilidade com volumes de precipitação mais altos nos três estados. O extremo Sul gaúcho pode ficar sem precipitação. Ar mais frio avança a partir do Oeste e o vento se intensifica com sensação de frio.

Na quarta-feira, uma área de baixa pressão origina um ciclone na costa catarinense com muita chuva entre o extremo Nordeste gaúcho e o Leste catarinense. Instabilidade ainda na maior parte do Sul do Brasil, exceção de áreas mais ao Sul e Oeste do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira,  tempo melhora na maior parte do Sul do Brasil com o afastamento do ciclone. O sol aparece nos três estados do Sul, mas em pontos dos litorais catarinense e paranaense ainda pode ter instabilidade passageira. O dia começa mais frio e a tarde será agradável. O sol persiste na sexta com frio cedo e máximas mais elevadas durante a tarde. O amanhecer da sexta pode ter geada nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

fonte Metsul https://metsul.com/chuva-vento-e-frio-vao-marcar-grande-parte-da-semana/ .