Coordenadoria da Mulher entra no Agosto Lilás de enfrentamento à violência doméstica

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher de Cachoeira do Sul, reuniu-se com o Grupo Maturidade Ativa do Sesc, inciando as atividades alusivas ao Agosto Lilás, campanha instituída por lei para enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha (1.340/2006) que este ano completa 16 anos.

O assistente social, Dudu Silva, do Sesc, e a coordenadora Elisandra Martins, abordaram o tema com o grupo, trazendo exemplos em que se aplica a lei e quais órgãos denunciar. Em referência à lei, o Senado trouxe para este ano o tema “Um instrumento de luta por uma vida livre de violência”. Além da atividade também damos andamento a iniciativa “Viva Maria”, com mostra de desenhos de algumas instituições da cidade.

Para saber mais

Quais são os tipos de violência doméstica:

– Violência física: Entendida como qualquer insulto que ofenda a integridade ou saúde corporal.

– Violência psicológica: Entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional, como humilhação, manipulação, perseguição, insulto, chantagem, violação da intimidade, ridicularização, etc.

– Violência sexual: Entendida como qualquer conduta que constranja, ou manter participação sexual não desejada, que impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que force à gravidez, ao aborto, ou prostituição, que anule o exercício dos direitos sexuais reprodutivos.

– Violência Patrimonial: Entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens e direitos econômicos.

– Violência Moral: Entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

– Crime de stalkear:é considerado crime quem persegue alguém repetidas vezes e por qualquer meio, digital ou físico, ameaçando sua integridade física ou psicológica.

 

Comente este artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com a Fandango