RS confirma segundo reforço contra Covid-19 para maiores de 40 anos

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta terça-feira (21), a ampliação da segunda dose de reforço conta a Covid-19 – ou quarta dose da vacina – para as pessoas com 40 anos ou mais. A novidade, pactuada junto aos municípios, segue a orientação do Ministério da Saúde. Portanto, serão usadas as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

A orientação é de que o reforço seja disponibilizado após o intervalo de quatro meses da terceira dose do imunizante. A atualização do esquema de quem recebeu a primeira aplicação da Janssen também foi regulamentada pelo Estado. Com isso, os maiores de 18 anos que se enquadram nesta regra vão receber um segundo reforço – ou terceira dose.

Entretanto, a ampliação de faixa-etária na campanha depende da quantidade de vacinas em estoque nos municípios. Segundo a SES, o Rio Grande do Sul tem condições de atender as cidades que solicitarem novos lotes – tanto para a continuidade dos reforços, quanto para a oferta a outros grupos com esquemas definidos pelas autoridades.