Governo federal lança parceria com Google e Microsoft

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira, acordo de cooperação entre o Ministério da Educação e Google. Entre as ferramentas que serão disponibilizadas está o MECPlace – Ecossistema de Inovação e Soluções Educacionais Digitais.

A plataforma, disponibilizada de forma gratuita às unidades federativas, será integrada, em ambiente aberto e colaborativo, no qual serão consolidadas soluções e iniciativas para apoio às redes educacionais. A gestão ficará a cargo da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC.

O acordo de cooperação com o Google tem como objetivo facilitar o acesso a ferramentas gratuitas para apoio acadêmico, por profissionais da educação e estudantes, de modo a contribuir para a melhoria significativa da qualidade do ensino e favorecer a aprendizagem dos alunos matriculados nas escolas”, argumenta o governo.

Além do MECPlace, estão no acordo de cooperação as seguintes ações:

Google Workspace for Education Fundamentals – pacote gratuito de ferramentas de fácil utilização, que oferece uma base flexível e segura para aprendizagem, colaboração e comunicação. A adesão pelas redes educacionais se dará mediante a assinatura de termo de adesão simplificado, de forma voluntária e não onerosa para a rede, seja municipal, estadual ou federal;
Seja Incrível na Internet – programa de cidadania digital com trilhas de capacitação para educadores, planos de aulas e atividades;
Grasshopper – aplicativo de programação para iniciantes, com ensino de pensamento computacional;
Google Cloud Capacita+ – programa com treinamentos gratuitos, online, para formação de profissionais em tecnologias de nuvem.