Umidade, chuva e frio predominam no Estado nos próximos dias

Nos próximos sete dias, a condição de umidade, chuva e frio predominarão no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 21/2022, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar e o Irga.

No sábado (4) e domingo (5), a propagação de uma área de baixa pressão provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados.

Na segunda (6) e terça-feira (7), o deslocamento de um Sistema Frontal, associado a um Ciclone Extratropical próximo ao litoral, manterá a chuva e provocará fortes rajadas de vento, com valores entre 60 e 80 km/h, que poderão alcançar 100 km/h, principalmente nos setores Leste e Nordeste. Na quarta-feira (8), o ingresso de ar seco e frio afastará a nebulosidade e provocará novo declínio das temperaturas.

Os totais de precipitação esperados deverão oscilar entre 15 e 40 mm na Campanha, Serra do Sudeste e Zona Sul, e inferiores a 10 mm nas áreas mais próximas da fronteira com o Uruguai. Na Metade Norte, os volumes serão mais elevados e oscilarão entre 60 e 90 mm na maioria das regiões, podendo superar 120 mm em vários municípios.

O Boletim Integrado Agrometeorológico 21/2022 também aborda a situação atual das culturas de soja, milho, milho silagem, feijão 2ª safra, arroz e trigo. Acompanhe todas as edições em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Converse com a Fandango