Conab iniciou pesquisa para o 9° Levantamento da Safra de Grãos

Teve início na segunda-feira (23) mais um acompanhamento nacional das lavouras de grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Até o dia 27 de maio, técnicos da estatal realizam a pesquisa para compor o 9° Levantamento da Safra de Grãos.

Para esta ocasião, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo são os estados que contarão com pesquisas presenciais. Já os estados de Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul realizarão o acompanhamento na modalidade remota (contato eletrônico ou ligações telefônicas).

Variáveis como área, produtividade, desenvolvimento das lavouras e progresso da semeadura e colheita serão analisadas, incluindo um acompanhamento dos impactos das geadas nos estados atingidos pelo clima frio mais intenso a partir deste mês de maio.

A coleta dos dados é realizada com várias instituições parceiras, dentre elas, entidades de classe municipais (sindicatos), pequenos e grandes produtores, cooperativas agrícolas, revendas de insumos e empresas de assistência e planejamento rural.

De acordo com a oitava estimativa da safra de grãos 2021/22, divulgada no dia 12 de maio pela estatal, a produção de grãos no país estava prevista em cerca de 270,2 milhões de toneladas. Os resultados da pesquisa para o 9° Levantamento da Safra de Grãos serão divulgados no site da Companhia, no dia 8 de junho, com informações de todos os estados participantes.

Converse com a Fandango