Duplicação da BR 290: Governo Federal quer realizar leilão até março de 2023

O Ministério da Infraestrutura aprovou estudos que repassarão parte da Br 290 e Br 116 para iniciativa privada. O vencedor poderá instalar praças de pedágios entre Porto Alegre e Camaquã e entre Eldorado do Sul e São Sepé. Em troca, precisará terminar as obras de duplicação da BR-290, concluir a nova ponte do Guaíba e fazer a manutenção da BR-116, da BR-158, entre o entroncamentos com a BRs 285 e 392; e da BR-392, entre os entroncamentos com a BRs 158 e 471.

Ao todo, serão 674,1 quilômetros que deixarão de ser responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O investimento total previsto é de R$ 5,57 bilhões por um prazo de 30 anos. Os estudos foram conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo consórcio LOGIT – ATP – QM – JGP.

Como próxima etapa, o Minfra repassará o material para que a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) realize a audiência e consulta públicas. Neste momento, a população poderá opinar, sugerir mais ou menos obras e discutir a posição das praças de pedágio. Por enquanto, essas informações, bem como o preço da tarifa sugerida ainda não foram divulgados pelo Governo.

Antes da publicação do edital, o Tribunal de Contas da União deverá ser consultado (TCU). De acordo com o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o edital será lançado entre outubro e dezembro. A projeção indica que o leilão será realizado até março de 2023 e o contrato será assinado até junho do ano que vem.

 

fonte Gaúcha/ZH