Mutirão da dengue percorreu 422 domicílios no Oliveira e Otaviano

Moradores de 16 microáreas foram visitados nesta quarta-feira (20/04) pelo supermutirão contra a dengue deflagrado pela Secretaria Municipal da Saúde no Bairro Oliveira e parte do Bairro Otaviano.

 A caravana de aproximadamente 50 pessoas, entre agentes de endemias, agentes comunitários e servidores dos demais setores da Saúde, os quais garantiram a logística da operação, trabalharam em seis equipes diferentes desenvolvendo o “pente-fino” pelo bairro, em busca de criadouros e focos de larvas do mosquito Aedes aegypti. Também integrou o pelotão a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que, liderada pelo secretário Geraldo Fogliarini, atuou no apoio ao recolhimento de entulhos descartados pelos moradores. “A estimativa do Setor de Endemias é de que pelo menos 422 domicílios foram visitados durante o dia”, estima o coordenador geral da ação, secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.

As equipes saíram das imediações da Rua Alarico Ribeiro em direção à Avenida dos Imigrantes, onde localizaram de pronto inúmeros focos de contaminação entre as propriedades averiguadas. De acordo com a agente de endemias Janaína Ferreira Silveira, o ponto negativo foi constatar a reincidência de criadouros e pontos contendo larvas do Aedes em residências já visitadas anteriormente pela equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). “Isso evidencia que a limpeza e os cuidados contínuos não estão ocorrendo, contribuindo para que o agente contaminante volte a proliferar e transmitir a doença”, avaliou. Em casos de denúncias confirmadas pelo setor e de ocorrências recidivas, como as que foram verificadas nesta quarta-feira, o DVS deverá notificar os proprietários. Com as 15 microáreas já investigadas desde o início da campanha de combate à dengue pela SMS, já são 31 quarteirões percorridos somente nos bairros Oliveira e Otaviano. Na intervenção desta data, sete moradores não autorizaram o acesso dos servidores às propriedades.

FOCO DE DOENTES

É no Bairro Oliveira onde está concentrada a maioria dos casos confirmados e sob suspeita de dengue na cidade. Durante o supermutirão da SMS, uma das equipes contabilizou nove doentes com o diagnóstico da doença positivado numa mesma microárea. “Por isso pedimos tanto o empenho da população pois, sem trabalho conjunto e continuado, os números de contaminados podem continuar crescendo”, ilustra o secretário Marcelo Figueiró. Atualmente, já são em torno de 50 casos contabilizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) em Cachoeira do Sul, mais 200 pelo menos sob suspeita e aguardando os laudos.

TERÇA NO NOÊMIA

Depois do Bairro Oliveira, a caravana dos supermutirões percorrerá, por ordem, os bairros Noêmia, Santa Helena, Marina, Quinta da Boa Vista, São José e Medianeira. A próxima etapa será na terça-feira que vem (26/04), com concentração das equipes a partir das 8h, em frente a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Noêmia. A proposta é de que a frente de trabalho promova um pente-fino nas vias públicas e propriedades particulares (nestas mediante permissão do proprietário ou morador), nas áreas que ofereçam risco de procriação do mosquito Aedes aegypti, seja pelo acúmulo de lixo ou de pontos de água parada, auxiliando na orientação dos residentes e diretamente na limpeza e organização dos pátios. As equipes desenvolverão ação educativa junto aos moradores e diretamente no bloqueio de transmissão viral, através da aplicação de inseticida específico que é pulverizado nas áreas infectadas, do larvicida quando for o caso, pastilhas para caixas d´água e a estratégia popularmente conhecida como fumacê, que consiste em dispositivos individuais utilizados pelos aplicadores que emitem uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico.

NÚMEROS DO OLIVEIRA NA QUARTA-FEIRA

Microáreas percorridas – 16 em 20/04 (31 microáreas do Oliveira até agora)

Propriedades visitadas – 422

Propriedades vistoriadas – 337

Propriedades fechadas 78 (sem acesso possibilitado)

Recusas de moradores – 07 (acesso não autorizado)

CALENDÁRIO DOS SUPER MUTIRÕES

26/04 (terça-feira) – 8h, Bairro Noêmia – em frente a ESF do bairro

28/04 (quinta-feira) – 8h, Bairro Santa Helena – em frente a EAP Centro Social Urbano

03/05 (terça-feira) – 8h, Bairro Marina – em frente a EAP Marina (ex-US14)

05/05 (terça-feira) – 8h, Bairro Quinta da Boa Vista – em frente a ESF do bairro

10/05 (terça-feira) – 8h, Bairro São José – ponto de partida a confirmar

12/05 (terça-feira) – 8h, Bairro Medianeira – praça próxima à escola Ciro

Converse com a Fandango