Secretaria de Agricultura cadastra propostas para Irrigação no Avançar RS

A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária encaminhou para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado um documento manifestando o interesse da em habilitar-se à primeira etapa do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo estratégico Irriga RS.

Nesta primeira etapa, Cachoeira do Sul cadastrou as seguintes propostas:
– Um poço artesiano – a ideia é que cada município receba, no mínimo, um poço. A construção da rede de distribuição dessa água até as propriedades será uma contrapartida que caberá ao município;
– Dez microaçudes – a proposta é que sejam escavados, num primeiro momento, 10 microaçudes por município para agricultores familiares.

Além destas propostas, Cachoeira do Sul será contemplada com cisternas para reserva de água. Para este grupo, a Emater, em conjunto com a SMAP, realizará levantamento técnico para apontar os produtores com prioridade na produção de leite, suíno ou aves.

Segundo o secretário Fernando Cantarelli, é importante salientar que a demanda por estas alternativas para reservação de água levantadas pela SMAP são muito superiores às informadas, porém, de acordo com o Governo do Estado, num primeiro momento esta será a cota para cada município.