Cachoeira: 11.748 crianças entre 5 e 11 anos começarão a ser vacinadas contra Covid no dia 19

Exatamente um ano após ser aplicada a primeira dose de vacina em um cachoeirense, será aplicada a primeira dose de vacina em criança no município. A partir do dia 19 de janeiro (quarta-feira da semana que vem), inicia a vacinação das crianças entre cinco e 11 anos contra a Covid-19, que começará simultaneamente em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Cachoeira do Sul tem 11.748 crianças nascidas no Município que estão nesta faixa etária.

Os primeiros vacinados serão os meninos e meninas com alguma deficiência permanente ou comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. Crianças indígenas, de comunidades quilombolas e moradores de abrigos para crianças também estarão entre os prioritários. As crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo a ser imunizado. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de 8 semanas.

A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Os locais de vacinação em Cachoeira do Sul serão divulgados nos próximos dias. É preciso receber a confirmação da quantidade de vacina que virá para o Município para definir as estratégias.

Na quarta e quinta-feira (12 e 13), a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Consems) capacitarão vacinadores indicados pelos municípios sobre a aplicação do imunizante. O encontro será on-line.

O Plano de Operacionalização da Vacinação de Crianças de 5 a 11 anos deve ser publicado pela SES nesta terça-feira.