Feira leva serviços de saúde à Praça José Bonifácio neste sábado

Aproximar os serviços públicos de saúde da população é o principal objetivo de mais uma Feira da Saúde, que acontece neste sábado (23/10), das 10h às 18h, na Praça José Bonifácio.

Para isso, a SMS está organizando uma estrutura para agregar ações em diferentes especialidades em local central e horário alternativo para atender ao público que, durante a semana, não consegue recorrer à rede de atenção básica em busca de assistência. “A feira vai nos ajudar a cumprir a missão de que prevenir as enfermidades e zelar pela manutenção da qualidade de vida é bem mais vantajoso do que unicamente tratar as doenças”, avalia o secretário Marcelo Figueiró. Os carros-chefe desta segunda edição do evento serão a vacinação contra a Covid-19, seja em 1ª, 2ª doses ou doses de reforço, e a programação alusiva ao Outubro Rosa, a qual contará com o apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Ainda estarão à disposição na feira os testes para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, verificação de pressão arterial, testes de glicose, orientações práticas sobre higiene bucal – com escovário no local e distribuição de kits com produtos, acolhimento e orientações sobre saúde mental a cargo dos Caps II e Caps Álcool e outras Drogas. Paralelamente, haverá equipes orientando pais e responsáveis beneficiários do Bolsa Família, procedendo a pesagem das crianças e demais etapas exigidas pelo programa, assim como monitores esclarecendo dúvidas do Programa Crescer Saudável, que norteia ações de saúde alimentar infantil.

Durante todo o período de realização da atividade, agentes comunitários de saúde farão o acolhimento da população e o direcionamento das demandas aos respectivos pontos de atendimento. A partir da primeira avaliação profissional na praça, os casos em que houver necessidade de acompanhamento serão prontamente direcionados às unidades da rede pública. Outro diferencial da Feira de Saúde é difundir o papel da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e estimular que o serviço seja utilizado pelo usuário para encaminhar suas sugestões, críticas e elogios. Entre servidores públicos de diferentes áreas de atuação e estagiários das duas universidades parceiras, serão mobilizados cerca de 60 colaboradores nesta edição.

 

SERVIÇOS

* Vacinação Covid-19 (1ª doses, 2ª doses e doses de reforço)

* Ulbra e Unopar presentes com acadêmicos de Enfermagem para verificação de pressão arterial, glicemia capilar (teste de glicose) e orientações de promoção e prevenção

* Acadêmicos de Odontologia com ações preventivas de orientação e higiene bucal (distribuição de kits de produtos e escovário no local)

* Liga Feminina de Combate ao Câncer: Outubro Rosa

* Bolsa Família: pesagem e orientações à família

* Crescer saudável: ações de saúde alimentar infantil

* Ouvidoria SUS de plantão

* Ambulatório Vida: testes de infecções sexualmente transmissíveis

* Caps II e Caps AD com orientações de saúde mental

* Agentes Comunitários de Saúde acolhendo e orientando a população

 

CHUVA

Em caso de chuva persistindo até às 8h, o evento será transferido para o próximo sábado (30/10).