Porto Alegre sediará edição da South Summit em 2022

O Brasil será a próxima parada da South Summit. O anúncio de que a edição de 2022 da maior feira de inovação do Sul da Europa será realizada em Porto Alegre foi dado nesta quarta-feira (6/10) durante o segundo dia da South Summit 2021, em Madri, na Espanha, com a presença do governador Eduardo Leite e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

“Essa colaboração que o governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre ajuda a criar um ambiente muito bom. Temos universidades, empresários que estão aqui na missão conosco em Madri, e estamos todos colaborando mutuamente para fazer com que o RS seja cada vez mais referência em inovação. Temos 6% da população do Brasil, mas 12% dos doutores, as melhores universidades, a melhor universidade pública do país e duas das melhores universidades privadas, de acordo com o Ministério da Educação. É um ecossistema perfeito para a inovação, e a chegada da South Summit só comprova e reforça isso”, disse o governador.

A edição brasileira da South Summit, maior feira de inovação do Sul da Europa, será realizada em março do próximo ano.

“Estamos muito felizes porque é uma negociação que começou em 2019, no primeiro ano do governo. Buscamos prospectar eventos que pudessem coroar nossa estratégia de inovação. Sempre falo que o RS tem orgulho muito grande do passado, olhamos com alegria, respeito e admiração pelo o que se soube fazer no RS, mas a gente vive de futuro, e precisamos conectar nosso Estado com o futuro. E o futuro está nesta colaboração, e essas feiras têm essas características. E levar uma feira com essa bandeira, que já tem essa consolidação, vai nos ajudar a associar nossas redes de inovação do RS com esse ecossistema já consolidado daqui, e isso será uma alavanca para tornar o RS uma potência e referência mundial em inovação”, reforçou Leite.

Concluir as tratativas da realização de uma edição da feira em Porto Alegre era o principal objetivo da missão governamental internacional do governo do Estado, que começou no sábado (2/10) e se encerra no próximo sábado (9/10). Depois de três dias em Madri, Leite segue nesta quarta (6) para Barcelona, também na Espanha e, na quinta (7/10), para Toulouse, no sul da França.

De acordo com o prefeito Sebastião Melo, a chegada da South Summit ao Brasil marca a cooperação entre os dois países. “A South Summit encontrará um ambiente muito favorável em Porto Alegre. Temos muito talento e um grande corpo de inovação, tecnologia e empreendimento. Além disso, tomamos a decisão de criar um ambiente amigável para a nova economia, reduzindo impostos, burocracia, a máquina pública e acelerando a abertura de novos negócios. Nossa cidade é acolhedora e conta com excelentes espaços de lazer, gastronomia, cultura e entretenimento. Ao lado do governo do Estado e das universidades, realizaremos uma edição histórica”, garantiu Melo.

A realização da feira em Porto Alegre faz parte da intenção do governo do Estado, com apoio da prefeitura da capital, de transformar o RS em uma referência em inovação, acelerando empreendimentos, ampliando a visibilidade e o networking internacional e criando uma ponte de colaboração e conexão entre o Brasil e a Europa.

Converse com a Fandango