Sexta-feira será de tempo instável em todo o Estado

O mês de outubro deve começar com chuva em todo o Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (1°), as precipitações chegam com maior intensidade na metade norte do Estado, onde há risco de temporais, com possibilidade de queda de granizo e ventania de até 100 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta, ainda, para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e até alagamentos nas áreas destacadas em laranja (mapa abaixo). Somente a Fronteira Oeste pode ter sol, que aparece entre nuvens à tarde. Nas demais áreas, o céu fica encoberto, com precipitações ao longo de todo o dia.

Ao que tudo indica, o sábado (2) ainda será de chuva em todo o território gaúcho. No entanto, ela deve ocorrer de forma rápida e isolada, principalmente na parte da manhã e da noite, na maioria das regiões. As precipitações chegam com mais intensidade na Fronteira Oeste, no Noroeste e Norte, região onde Vicente Dutra, Taquaruçu e Três Arroios registram os maiores acumulados do dia: 48mm (cerca de 28% do volume de chuva esperado para outubro nos municípios).

A temperatura não será muito diferente se comparada com a de sexta-feira. A mínima do dia ocorre em Pedras Altas, no Sul: 6°C. Os termômetros do RS não passam de 26°C, prevista para Quevedos, na Região Central, e Novo Tiradentes e Pinhal Grande, as duas no norte do Estado. A variação térmica na Capital fica entre 16°C e 23°C.

 

 

fonte Gaúcha/ZH

Converse com a Fandango