Sine inicia parceria com Prefeitura de Cachoeira e iniciativa privada para oferecer cursos profissionalizantes

O prefeito José Otávio Germano e a vice-prefeita, Angela Schuh, receberam nesta terça-feira (17) a coordenadora do Sine/Cachoeira, Leidy Marques Festinalli e o diretor da Escola Industrial Metaltec, Maicon Bulsing Rodrigues, para tratar de uma futura parceria para oferecimento de cursos profissionalizantes em Cachoeira do Sul na área industrial.

De acordo com Leidy, a Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social está prestes a abrir período de inscrição para projetos de qualificação profissional, dando apoio financeiro às Prefeituras para contratação de cursos. O recurso vem do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva (FEAIP). Este fundo é destinado a promover capacitação profissional, aprendizado, desenvolvimento social, implantação e manutenção de meios para o desenvolvimento de atividades produtivas.

“Estamos buscando o apoio da Prefeitura para juntos fazermos este projeto e conquistarmos o recurso para garantir novos cursos de qualificação para Cachoeira”, explicou Leidy. Segundo ela, muitas vagas oferecidas pelo Sine hoje não são preenchidas por falta de qualificação dos que buscam a colocação no mercado de trabalho. A coordenadora afirma também que visitará as indústrias de Cachoeira em busca de profissionais que ainda precisem de qualificação para desempenhar suas funções.

A Escola Industrial Metaltec, que atua em Cachoeira do Sul, e é uma das que tem interesse em fornecer curso através deste projeto, já oferece hoje os cursos de solda Mig/Mag, operador de empilhadeira, torno CNC, auxiliar de indústria e trabalho em altura.

A vice-prefeita afirmou que a Prefeitura de Cachoeira do Sul será parceira da iniciativa. O próximo encontro deve acontecer quando o edital de inscrição estiver aberto para serem avaliadas as exigências do documento para conquista do recurso.

Converse com a Fandango