Secretaria de Agricultura e Emater iniciam projeto de proteção de fontes no interior de Cachoeira

A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, em parceria com a Emater, iniciou no mês de julho o projeto de proteção de fontes nas localidades de Cerro dos Peixotos e Linha Palmeira.

O objetivo do projeto é melhorar as condições atuais realizando a identificação, limpeza e proteção das fontes e, posterior, o tratamento básico da água para o consumo das famílias. As localidades em questão são inaptas para a perfuração de poços artesianos e poucas famílias possuem reservatórios de água com potencial para abastecimento em período de estiagem, sofrendo com a falta de água potável principalmente nestes períodos. Dessa forma, as fontes são as principais alternativas de água para o consumo nesses locais.

No primeiro momento, estão sendo atendidas 34 famílias, totalizando 91 pessoas mais a Escola Pio XII, que receberam visita prévia para a identificação das condições atuais das fontes. Na última terça-feira (3) a SMAP realizou coletas de água para análise química e microbiológica para dar sequência às ações do projeto.

Os próximos passos são identificar o tipo de intervenção a ser realizado em cada fonte, que podem ser desde a proteção até a instalação de filtros nas residências, pois hoje as mesmas não possuem filtros e poucas fontes possuem a correta proteção para evitar a contaminação da água.

Converse com a Fandango