Chama Crioula da 5ª Região Tradicionalista será acessa no interior de Santa Cruz do Sul

A 5ª Região Tradicionalista (RT), que abrange Cachoeira do Sul e 15 municípios e tem sede em Santa Cruz do Sul, se prepara para dar início aos Festejos Farroupilhas. Símbolo da tradição gaúcha, a chama crioula vai ser gerada na região neste ano. O evento está marcado para o dia 4 de setembro, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Antônio José Severo, no distrito de Alto Paredão, interior de Santa Cruz.

As entidades e grupos de cavalgadas da região, e também de regiões vizinhas, que desejarem acompanhar a solenidade, precisam fazer inscrição antecipada, pelos números 51 99557-1956 ou 51 99914-3434. De acordo com a organização do evento, a medida serve para que sejam tomados os procedimentos necessários e garantidos os protocolos sanitários exigidos, em virtude da pandemia de Covid-19.

De acordo com o cronograma, às 7h30, inicia a cerimônia de geração da centelha em homenagem a Antônio José Severo, na Comunidade de Alto Paredão. Na sequência, às 8 horas, acontece o translado da centelha até o CTG daquela localidade. Às 9h30, será realizado o ato de geração da chama crioula regional e unificação da centelha. Por fim, às 10 horas, acontecerá o ato solene de distribuição da chama crioula.

O evento exige uso de máscara, além da colaboração dos participantes quanto aos protocolos de de segurança. Conforme o coordenador da 5ª RT, Luiz Clóvis Vieira, o formato de geração da chama crioula de forma regional segue como em 2020, em virtude da pandemia. “O ano passado já foi regionalizado. Como não era possível que o Estado realizasse cavalgadas grandes, por questões de aglomeração, foi decido que cada uma das 30 regiões tradicionalistas fizesse a sua geração de chama”, explicou.

 

 

 

fonte Portal Gaz

Converse com a Fandango