RS tem queda de 27% nas inscrições do Enem

Quase 180 mil estudantes gaúchos se inscreveram para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, uma redução de 27% na comparação com a última edição. Ano passado, foram mais de 245 mil participantes do Rio Grande do Sul. Já no país, são mais de 4 milhões de inscritos. O número final, porém, depende da confirmação da taxa de pagamento, no valor de 85 reais, que vence na segunda-feira, dia 19. Isentos da taxa têm a aplicação garantida.

Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No Rio Grande do Sul, a versão digital do exame teve 3.450 inscrições. A imensa maioria, 175.919 candidatos, optou pela modalidade impressa do Enem. Ambas terão o mesmo conteúdo, inclusive o tema de redação será igual. Este ano as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica. O resultado é utilizado por instituições de ensino públicas e privadas para selecionar os alunos.

Neste ano, a versão digital será exclusiva para quem já concluiu o Ensino Médio ou está concluindo em 2021. Os participantes interessados em fazer o exame para fins de autoavaliação, os chamados “treineiros”, só puderam optar pela versão impressa.

Para acompanhar a situação da inscrição na Página do Participante, é necessário fazer o acesso com o login único dos portais gov.br. Na mesma página, os inscritos podem acompanhar o andamento das solicitações feitas, bem como entrar com possíveis recursos. Caso o participante não lembre a senha, é possível recuperá-la acessando o sistema do Governo Federal, informando o número do CPF e seguindo as instruções que forem apresentadas.

 

 

fonte Gaúcha/ZH

Converse com a Fandango