Não é hora de descumprir isolamento domiciliar, alerta Secretaria de Saúde e Defesa Civil

Enquanto os cachoeirenses começam a comemorar a redução dos índices de contaminação pela Covid-19 no Município, um fato chamou a atenção da Secretaria da Saúde e da Defesa Civil: nesta quarta-feira, das 81 visitas feitas aos monitorados, 8 pessoas que deveriam cumprir isolamento domiciliar, não foram encontradas em casa. Em uma avaliação rápida, muitos podem pensar que é um número pequeno. Mas ao sair de casa contaminado, cada um deles pode estar contaminando outras dezenas de pessoas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, a última vez que o número de termos de constatação de quebra de isolamento foi considerado alto, foi em 14 de junho, há um mês, quando foram registrados 13 pessoas fora de casa, uma taxa de 9,21%.

Júnior ressalta que na maior parte das vezes, os monitorados não são encontrados é no turno da tarde. Durante a manhã, são raros os casos de quebra de isolamento. “Tem muita gente achando que já dá para relaxar, que estamos com menos casos e que agora não é preciso mais ter os cuidados de antes. Isso é um grande engano. Os cuidados são permanentes. E para garantir que o isolamento seja mantido, vamos manter e até mesmo intensificar a fiscalização”, garante.

O Secretário de Governo e Procurador Jurídico, Hélio Garcia, frisa que o isolamento domiciliar foi uma das ações fundamentais para que Cachoeira do Sul tivesse os números atuais de contaminação, que levou inclusive o Governo do Estado a retirar a condição de alerta para Cachoeira do Sul, deixando apenas o aviso dentro do Sistema 3A.