Segundo semestre da UFSM vai começar em 13 de outubro

O calendário acadêmico do segundo semestre de 2021 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai começar em 13 de outubro e terminar em 19 de fevereiro de 2022. A aprovação ocorreu em reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e extensão (Cepe) na última segunda-feira.

O planejamento segue o mesmo de implementação de aulas práticas presenciais a partir de um calendário suplementar, e teóricas, de modo remoto.

As alterações aprovadas em resoluções relacionadas ao Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), na reunião do Cepe, fazem com que se possa utilizar essa estratégia. Isso, contudo, vai depender de cada curso e pode ser implementado entre julho de 2021 e dezembro de 2022.

RETORNO PRESENCIAL
O Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM (COE-E UFSM), precisa elaborar um plano de contingência para cada grupo, por espaço físico. Estes planos serão liberados por unidade.

A partir daí, a direção e a comissão de biossegurança da unidade são notificados. Neste momento, os cursos que estão nesta unidade podem propor as suas recuperações baseadas nas orientações deste plano de contingência. Esta proposta é aprovada pela comissão de biossegurança da unidade e é então encaminhada para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para registro. Atualmente, apenas a área da saúde tem o plano de contingência aprovado na universidade.

A partir disso, a o ensino passa a ter uma realidade híbrida, com atividades presenciais e outras ajustadas ao modo remoto.

 

 

fonte Diário Santa Maria