50% da população gaúcha já esta vacinada com a 1ª dose contra Covid

A quatro dias de completar seis meses de vacinação contra Covid-19, o Rio Grande do Sul chegou a marca de 50% da população gaúcha tendo recebido ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Já o grupo que possui o esquema vacinal completo – com as duas doses ou com a dose única da Janssen – representa, nesta quarta-feira, 20% da população residente.

Em números absolutos, conforme a Secretaria Estadual da Saúde, 5.445.357 pessoas receberam a primeira dose e 2.335.890 completaram o esquema. O RS, pelos dados, aplicou 90% das doses que já foram distribuídas aos municípios.

O Rio Grande do Sul tem um dos melhores desempenhos na vacinação do país. Em relação aos grupos prioritários, a cobertura vacinal de uma dose da vacina é de 76,7% e 39,2% de imunização completa. Doses das vacinas Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen já foram aplicadas em profissionais de saúde, idosos, pessoas com deficiência, indígenas, povos e comunidades tradicionais, trabalhadores da educação, forças de segurança, população situação de rua e, agora, pessoas sem comorbidades seguindo ordem decrescente por faixa etária até os 18 anos.

Com o avançar do calendário e a preocupação com as cepas do coronavírus – com casos em investigação no Estado – o governo federal e estadual estudam estender a imunização para adolescentes de 12 a 17 anos. A única vacina com liberação de uso para esta faixa etária e aplicada no RS é a Pfizer.

De acordo com os dados da SES, até esta quarta-feira, quase 20 municípios gaúchos já tinham imunizado ao menos 70% da população com a primeira dose da vacina. No topo do ranking está Engenho Velho com 94,2%. A cidade da região Noroeste, com pouco mais de mil habitantes, também é a primeira a ultrapassar metade da população totalmente imunizada contra a Covid-19.