Susepe retoma visitas a presos mediante agendamento e protocolos sanitários

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) está retomando gradualmente as visitas a presos no Rio Grande do Sul. Apesar da medida estar valendo pelo menos somente para este mês, é permitido o ingresso de uma pessoa por apenado, mas somente mediante agendamento antecipado e com todos os protocolos sanitários adotados. A visita íntima ainda não foi liberada.

A Susepe informa que a liberação ocorre em razão da diminuição das internações hospitalares por  covid nos últimos 15 dias no Estado. O agendamento deve ser feito diretamente na casa prisional, respeitando ainda as medidas de segurança de cada município.

Além disso, a chamada visita humanitária precisa respeitar o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas, sendo necessário o uso de máscara e álcool gel, bem como é realizada a medição de temperatura. Também não é permitido o ingresso de pessoas com sintomas gripais.

Alguns presídios já estão recebendo familiares e amigos de presos desde a semana passada. Aos poucos, as demais penitenciárias no Estado estão adotando o mesmo procedimento.

A Susepe diz que as visitas íntimas ainda são são permitidas devido a uma série de protocolos e para evitar riscos à saúde das pessoas.

Sobre a continuidade da liberação de visitas, a Susepe diz que dependerá de avaliação do procedimento em julho e da evolução dos casos. As visitas foram suspensas logo após o início da pandemia e houve uma tentativa de retomada em outubro do ano passo, mas como houve nova onda de contaminação, voltaram a ser suspensas na época.

 

fonte Gaúcha/ZH